Decoreba e intuição
04/07/2016

Falar sobre dinheiro, num domingo de sol, logo cedo? Fui pensando como as mulheres são corajosas e, principalmente, como gostam de estar em grupo. Basta alguém convidar, organizar um cafezinho, e todas se dispõem a ir, a conversar, a se ajudar.

O Maternativa, grupo de mães empreendedoras, fez um ano ontem e a conversa rolou sobre as dúvidas: quando colocar mais dinheiro no negócio? O que fazer se estou vendendo, mas o lucro não aumenta? Qual a diferença entre capital de giro, fluxo de caixa e DRE? Dá para ser mãe e querer tudo ao mesmo tempo e agora, que meu bebe ainda é tão pequeno? De onde vem tanta força e determinação? Pra fazer preço basta colocar 2,5 vezes o mark up? Como eu sei se estou ganhando bem?

Todas perguntas pertinentes e realistas. Falamos sobre elas num clima de “vamos simplificar, fazer o que é possível e não tirar o olho do que é realmente importante”.

A desmistificar:

-A gente tem que trabalhar MUITO tempo até ter um negócio lucrativo;

-Não existe essa do dinheiro trabalhar para você;

-Mark up de 2,5 x é bobagem (veja o vídeo como fazer preço aqui no site);

-Preencha um DRE para ver se realmente seu negócio é lucrativo (independente do fluxo de caixa);

-Pensar com a cabeça de empreendedora, e não de funcionária, muitas vezes é BEM difícil.

Fico com a impressão de que, às vezes, empreender é como aprender matemática na escola: se decoram fórmulas sem saber direito para que elas servem (aliás, não tenho a mínima ideia se, e quando, elas serão úteis na minha vida). Depois da decoreba, guardo um papelzinho com a cola da fórmula e faço a prova. Passo na matéria, mas não aprendi nada.

Quando alguém te disser algo (tipo isto do mark-up 2x) pense pra que ele te serve, se é verdade, de onde veio esta fórmula e se ela será útil. Se sim, terá que entendê-la a fundo e aplicá-la na vida real com resultados palpáveis. Se não, é só decoreba e cola.

Conhecimento + intuição conectados ao mundo real é o que leva os negócios para frente.

Boa semana.

comentários:
Voltar

Sobre Denise Damiani

Ter crescido em uma família com muitos homens, e optado por uma carreira predominantemente masculina, fizeram com que Denise Damiani notasse a falta da presença e da visão feminina no mundo dos negócios. Passou então, a desenvolver planos e pôr em ação práticas para diminuir o abismo de gêneros no ambiente corporativo, desenvolvendo programas e implantando projetos para ajudar a nova geração de mulheres a chegar ao topo.

Denise Damiani é executiva na área de business e tecnologia, com formação em engenharia de sistemas digitais pela Escola Politecnica, MBA HBS Executive Program e IMD Executive Program.

home

Arquivos

Facebook

Posts Mais Lidos

 
Disciplina e rotina
27/07/2016
 
Nunca, nunca, nunca fale mal dos outros. Mas, principalmente, não fale mal de si mesma
26/07/2016
 
Denise Damiani no programa Tudo Posso
25/07/2016